terça-feira, 7 de julho de 2009

Projeto prevê aumento de até 7 mil vagas de vereadores em todo o país

CCJ dá parecer favorável à tramitação da PEC dos Vereadores
.
Mérito da proposta será analisado por comissão especial da Câmara. Projeto prevê aumento de até 7 mil vagas de vereadores em todo o país
.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deu parecer favorável nesta terça-feira (7) à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria mais de 7 mil vagas de vereadores em todo o país. Os parlamentares seguiram o parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), de que a matéria cumpre os requisitos jurídicos e formais para tramitar na Câmara. A proposta segue agora para análise de uma comissão especial que deverá analisar o mérito da PEC.
A retroatividade do aumento de vagas de vereadores prevista na PEC foi questionada pelos parlamentares. Um dos que votaram contra o parecer, o deputado José Genoino (PT-SP) argumentou que o item pode ser questionado na Justiça "pois gera insegurança jurídica".
Na Câmara, foi incluído um dispositivo prevendo a redução de despesa dos legislativos municipais. Essa proposta de corte de gastos foi retirada no Senado, que aprovou a matéria no final de dezembro de 2008. Como resultado, a Câmara se recusou a assinar a promulgação da PEC.

Quando assumiu a presidência da Câmara, no começo do ano, o deputado Michel Temer (PMDB-SP)
manteve a decisão do presidente anterior, Arlindo Chinaglia (PT-SP), de não promulgar a PEC dos Vereadores.

Nenhum comentário: